A infraestrutura de rede é um conjunto de dispositivos e softwares que faz parte da rede de TI da empresa. Esta é composta de muitos elementos, e cada um deles é responsável pela operação de um segmento separado, pela implementação de tarefas específicas e pela segurança de todo o sistema. Tudo isso significa que o gerenciamento eficaz afeta diretamente a qualidade da infraestrutura da empresa.
Portanto, dispositivos como servidores ou computadores, cabeamento e consumidores finais são parte operante de um sistema de rede. O gerenciamento dessa estrutura complexa é de responsabilidade de seu administrador ou grupo de administradores e é essencial para o desempenho dos processos internos e da comunicação.
Alta disponibilidade da informação
Uma boa infraestrutura de rede proporciona uma gestão aprimorada dos dados empresariais. A velocidade do fluxo de dados no ambiente corporativo atual é muito maior que antes, e toda agilidade que possa ser alcançada é bem-vinda. Afinal, os gestores precisam ter acesso rápido a informações para uma tomada de decisão consistente.
Para isso, a ocorrência de falhas e a lentidão do fluxo nas conexões devem ser levadas a um patamar mínimo. Como ninguém pode prever exatamente como a empresa se desenvolve, as redes precisam ser permanentemente flexíveis. Isso se refere à largura de banda que pode ser ajustada rapidamente, bem como à capacidade de integrar a novos locais.
Um exemplo disso é o design de VPN (Rede Virtual Privada) de alta qualidade e operação confiável, que é hoje um dos fatores críticos de sucesso dos negócios. A disponibilidade de informações em tempo real só é possível com conhecimento de infraestrutura de rede apropriado e com métodos e processos profissionais comprovados.
Como ponto de partida para uma infraestrutura de rede segura, redes maiores requerem um plano de compartilhamento. Então, o eventual dano no caso de uma infecção por malware é limitado a apenas uma área afetada, e não a toda a rede. Essa segmentação, portanto, atua como uma barreira adicional contra ameaças de dentro da rede.
Além disso, uma infraestrutura de rede bem projetada pode garantir um requisito de proteção diferente do equipamento, o que de outra forma não seria possível. A principal tarefa é obter o maior controle e o desempenho de todos os processos e atividades diretamente relacionados à empresa.Citamos como exemplo o uso de um firewall para controlar as solicitações entre a rede local e a internet e bloquear todas as conexões que não são explicitamente declaradas como permitidas. Os firewalls estão disponíveis em uma gama de designs e preços: há desde roteadores de banda larga com firewalls de filtro de pacotes integrados, até dispositivos de alto desempenho com várias zonas de proteção.
Também podemos destacar as seguintes soluções:
Switches gerenciáveis: têm filtros de IP e várias opções de autenticação, além de atuarem em camadas da rede que identificam e impedem ataques como DoS;
VLANs: redes virtuais que permitem acesso a dados por usuários que não fazem parte de um grupo específico.